Cidade-pólo do extenso e populoso estado da Bahia, Guanambi no despertar das últimas décadas se tornou um médio centro comercial na região, com uma população de quase oitenta mil habitantes (segundo a projeção do IBGE/2009) a cidade chama um pouco de atenção também devido aos seus diversos estabelecimentos de ensino que concentra pessoas do país inteiro.
A cidade de Guanambi como já se foi dito acima, na década de 80 se tornou um médio pólo comercial e agrícola sendo que em 1985, foi destaque com a maior área de plantio do Estado da Bahia, que atingiu a marca de 7.576 toneladas. Milhares de trabalhadores impulsionados pela grande colheita vieram para Guanambi em busca de uma vida mais digna, muitos conseguiram, mas a maioria caiu na fila da miséria, como mostra a obra de ficção do escritor guanambiense Juarez Elcino. No decorrer da década de 80, a cidade passa por uma forte crise impulsionada pela queda na produção do algodão devido ao surgimento de pragas na lavoura algodoeira do município. A cidade que até então era conhecida como a –Capital do algodão- cai no esquecimento. Porém, Guanambi, a partir do final da década de 90, vem evoluindo e atrai a cada dia mais pessoas. O plantio de algodão voltou a crescer, e desta vez indústrias, terminal rodoviário, aeroporto e universidades estaduais e particulares também vem ajudando no desenvolvimento da cidade.
A cidade possui seis agências bancárias (Caixa Econômica Federal(2 agências), Banco do Brasil, Bradesco, Banco do Nordeste e Itaú).
Em relação às festas populares, Guanambi segue sua rotina com tradição no São João, aonde se instala na Avenida Santos Dumont mais precisamente na Praça do Feijão o Forró do Gurutuba, assim modificando a cada ano a praça e a deixando a caráter para o São João, e fica no clima assim de 3 semanas a um mês. Chegando as festas de fim de ano, a mesma praça sofre mutações, sendo unida com a praça vizinha , a Praça da Prefeitura, surgindo uma só; Ali é instalado sempre um belo presépio que é muito bem feito, detalhado e iluminado,com uma estrutura impressionante, aonde já surgiu varias reportagens sobre ele, saindo na tv em rede nacional, ex: Programa do Jô, em sua abertura a imagem da praça em véspera natalina. Eventos constantes de menores espaços de tempo mas sempre constantes, divertidos e freqüentados existem e fazem a rotina da cidade e região. Existe desde 1990 o passeio ciclistico, que é um evento para ciclistas de grande tradição na cidade, celebrado todo ano no dia 1º de Maio, dia do trabalhador, é um dos maiores passeios ciclisticos do Brasil, aonde veio a ter seu ápce em 2008,sendo neste ano o maior do Brasil, tendo presentes mais de 12 mil bicicletas, no percurso do maior evento do Brasil nesta modalidade. Da Praça Henrique Pereira Donato até a chegada no Parque de Exposições Gercino Coelho, que mesmo em obras comportou perfeitamente o evento, os mais variados modelos e arranjos sobre duas e até quatro rodas, formavam um colorido raro, até bicicleta protestando contra a dengue, algumas equipadas com sons. O Presidente do Rotary Club de Guanambi, Sandro Regis Cotrim, se mostrando incansável acompanhou todas atividades junto com toda equipe do Rotary Clube de Guanambi que compreceram no evento. Durante o evento no Parque de Exposições Gercino Coelho, Para animar o grande público cerca de mais de 18 mil pessoas que lotou o Parque, shows de nível como Rasta Chinela, Banda Guanasamba, Léo do Forró e demais artistas regionais além de sorteios de brindes.
Com tradição na cidade tem a festa da camiseta em Guanambi, celebrada desde 1995 todos os anos sempre no fim de semana entre o natal e o reveillon. Uma festa sempre realizada em lugares fechados,com predominância no Clube de Campo de Guanambi, com presença de grandes bandas do Brasil, com a maioria delas bandas baianas. A festa tem vários ambientes espalhados pela área que se celebra a festa, tendo Tenda Eletrônica, Tenda de Forró, no salão a Área do Pop Rock, som de mpb com voz e violão,e diversificando outros ambientes a cada ano, tendo sorteios e muita música e exposição de artes ou novidades durante o evento.
No Carnaval, não existe tradição de festas profanas na cidade, assim sendo que a população sempre viaja para outras cidades para comemora-lo. Porem existe um retiro religioso de carnaval na cidade de tradição, organizado pela Igreja Católica, mais precisamente pela Paróquia de Santo Antônio, localizada no Centro Comunitário Betânia,tendo duração de 4 dias e atraindo vários fieis de todo o Brasil.
Dentre as inúmeras festas e eventos localizados na cidade de fama de ter as mais belas mulheres em proporção do Brasil, tem também a Festa à Fantasia organizada sempre em Janeiro, o Halloween, tendo também muitos eventos esportivos como o campeonato municipal de futebol, e um time profissional que disputa a segunda divisão do campeonato baiano, o GAC, Guanambi Atlético Clube, constando também vários eventos organizados pelas faculdades locais como de praxe a Gincana FG, com perspectiva de muito sucesso. Para finalizar cito o Reveillon, que além de festas bem feitas em clubes e casas particulares, existe uma grande estrutura programada e aproveitada pelos moradores e turistas todos os anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário